Tecnologia Social voltada a melhorar a qualidade da educação infantil, especialmente de escolas públicas, para promover adequadamente o desenvolvimento socioemocional de crianças, compreendendo o período de 0 a 5 anos e 11 meses.
Status atual
A metodologia pedagógica do Synapse Educação Infantil está pronta e testada largamente em municípios sergipanos e atualmente as professoras reaplicadoras da TS participam da construção da metodologia dos Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI), em parceria com a Tecnologia Social CRIA, visando iniciativas conjuntas relacionadas com a primeira infância, maternidade e saúde.
Histórico
Com início em 2018, o Synapse EI foi construído em alinhamento com o Synapse, na perspectiva de que os alunos que entram no ensino fundamental chegassem em condições mais adequadas para um melhor desempenho no processo de aprendizagem, antiga demanda das professoras de alfabetização.
A metodologia do Synapse EI é baseada no mapeamento das principais dificuldades encontradas em sala de aula, na elaboração do planejamento das atividades e na sistematização da realidade educacional das escolas, num processo participativo, envolvendo professores de escolas municipais de Santa Luzia do Itanhy. Em 2019 foram elaborados a primeira versão dos Caderno de Planos de Aula para cada grupo etário da educação infantil,, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Sergipano. Além disso, a fim de auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades lúdicas e imersivas, foram desenvolvidos dois Materiais de Apoio Pedagógico para a Educação Infantil (MAPEI’s). Em 2020, as limitações da pandemia exigiram algumas adaptações da Tecnologia Social, transferindo suas ações para o formato virtual. Esta experiência demonstrou também a necessidade do desenvolvimento de um trabalho particular com os professores, no que diz respeito à autopercepção e autovalorização, contando com apoio psicológico. No ano de 2021, o Synapse EI retomou as suas ações e incorporou a metodologia desenvolvida durante a pandemia em uma ferramenta pedagógica para os professores, o Caderno Integrado de Planejamento e Pedagógico. Além disso, foram criados e integrados à metodologia pedagógica mais 4 novos MAPEIs. Ao longo de 2023, paralelamente ao aperfeiçoamento da Tecnologia Social, iniciamos os testes de escalabilidade, reaplicando o Synapse Educação Infantil nas escolas públicas de 5 municípios sergipanos (Santa Rosa de Lima, Campo do Brito, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora de Aparecida e Laranjeiras).