
Tecnologia Social de ensino de inglês com o propósito de ampliar as oportunidades dos jovens em projetos de empreendedorismo global e proporcionar o aprendizado de inglês em comunidades rurais.
Status atual
O SIRi tem atuado na capacitação de jovens em turmas iniciais e avançadas no ensino de inglês, além de formar turmas customizadas para alunos de outras tecnologias sociais como CLOC, JIRO, LuCA e Oficina de Negócios, que dependem do domínio dessa língua para aprimorar suas habilidades.
















Histórico
Desde seu início em 2018, o SIRi se destaca como uma Tecnologia Social dedicada ao ensino de inglês para adolescentes e jovens de comunidades rurais. Sua metodologia inovadora valoriza a criatividade e a interatividade, utilizando jogos educativos e contextos do cotidiano dos alunos para integrar o ensino de inglês nas escolas públicas municipais de maneira sustentável.
Uma das principais motivações da iniciativa é capacitar os jovens empreendedores de Santa Luzia do Itanhy, possibilitando que eles se comuniquem de forma eficaz com potenciais clientes e parceiros internacionais. Já em 2019, os alunos mais engajados se tornaram reaplicadores, repassando a metodologia do SIRi para novas turmas e fortalecendo sua disseminação. Em busca de aprimoramento contínuo, o SIRi expandiu seus horizontes iniciando uma experiência de conversação online com adolescentes voluntários de Nova York, promovendo o desenvolvimento das habilidades de fala e pronúncia dos alunos avançados. Nesse mesmo ano, o SIRi colaborou com a metodologia Pense Grande para criar a versão em inglês de jogos educativos em Inteligência Emocional e Educação Financeira, ampliando o vocabulário dos alunos. O desenvolvimento da primeira versão completa da cartilha de reaplicação também foi um marco importante, realizado em conjunto com os reaplicadores. O ano de 2021 foi marcado pela adaptação do SIRi para atender às necessidades do turismo em pequenos negócios, estreitando a parceria com a Tecnologia Social JIRO. Também houve colaboração com a Oficina de Negócios para esboçar o planejamento do futuro negócio social para o ensino de inglês. Em 2022, foi fundada a MESH – Mangrove English School House, o primeiro negócio social de ensino de inglês em Santa Luzia do Itanhy, voltado para comunidades remotas com acesso limitado a tecnologias digitais. A MESH desenvolve metodologias personalizadas para atender às características e necessidades de cada grupo, visando preparar jovens para o mercado de trabalho globalizado de forma sustentável. Em 2023, a escola lançou novos materiais pedagógicos, destacando o aplicativo SIRi, que funciona como uma plataforma de ensino semelhante ao Google Classroom, permitindo a apresentação de conteúdos, questionários interativos e avaliações de desempenho. Além disso, foram criadas turmas de conversação e estabelecida uma conexão entre a metodologia do SIRi e outras Tecnologias Sociais, como a Oficina de Negócios e o CLOC, promovendo o empreendedorismo e a programação. Em 2024, o SIRI promoveu sinergias com outras tecnologias sociais do The Human Project, como o Arte Naturalista, CLOC, Jiro e o projeto Ed-mundo, com foco no ensino de inglês adaptado às diversas necessidades dessas iniciativas. Essas interfaces do SIRI resultaram em recursos pedagógicos importantes, como a cartilha do Ed-mundo em inglês e a construção do dominó em parceria com os alunos do Arte Naturalista. Além dessas ações, também foram produzidos vídeos em língua inglesa para o aplicativo Jiro, fortalecendo a integração e o impacto dessas tecnologias no processo de aprendizagem.

Galeria
Interação
com outros
projetos





