Tecnologia Social de ensino de inglês com o propósito de ampliar as oportunidades dos jovens em projetos de empreendedorismo global e proporcionar o aprendizado de inglês em comunidades rurais.
Status atual
O SIRi tem atuado na capacitação de jovens em turmas iniciais e avançadas no ensino de inglês, além de formar turmas customizadas para alunos de outras tecnologias sociais como CLOC, JIRO, LuCA e Oficina de Negócios, que dependem do domínio dessa língua para aprimorar suas habilidades. No ano de 2023, o projeto lançou o aplicativo Mesh English, que com emprega uma abordagem gamificada para auxiliar o aluno nas lições. A iniciativa visa a futura escalabilidade do SIRI, através da Mesh, que é um empreendimento social liderado por reaplicadores de Santa Luzia do Itanhy, com previsão de lançamento em 2024.
Histórico
Desde seu início em 2018, o SIRi se destaca como uma Tecnologia Social dedicada ao ensino de inglês para adolescentes e jovens de comunidades rurais. Sua metodologia inovadora valoriza a criatividade e a interatividade, utilizando jogos educativos e contextos do cotidiano dos alunos para integrar o ensino de inglês nas escolas públicas municipais de maneira sustentável.
Uma das principais motivações da iniciativa é capacitar os jovens empreendedores de Santa Luzia do Itanhy, possibilitando que eles se comuniquem de forma eficaz com potenciais clientes e parceiros internacionais. Já em 2019, os alunos mais engajados se tornaram reaplicadores, repassando a metodologia do SIRi para novas turmas e fortalecendo sua disseminação. Em busca de aprimoramento contínuo, o SIRi expandiu seus horizontes iniciando uma experiência de conversação online com adolescentes voluntários de Nova York, promovendo o desenvolvimento das habilidades de fala e pronúncia dos alunos avançados. Nesse mesmo ano, o SIRi colaborou com a metodologia Pense Grande para criar a versão em inglês de jogos educativos em Inteligência Emocional e Educação Financeira, ampliando o vocabulário dos alunos. O desenvolvimento da primeira versão completa da cartilha de reaplicação também foi um marco importante, realizado em conjunto com os reaplicadores. O ano de 2021 foi marcado pela adaptação do SIRi para atender às necessidades do turismo em pequenos negócios, estreitando a parceria com a Tecnologia Social JIRO. Também houve colaboração com a Oficina de Negócios para esboçar o planejamento do futuro negócio social para o ensino de inglês. Em 2022, trabalhamos numa turma especial, no povoado Crasto, conectando as metodologias do SIRi com outras Tecnologias Sociais, como a Oficina de Negócios (empreendedorismo) e o CLOC (programação). Ao final desta experiência, foi possível revisar a cartilha de reaplicação, percebendo pontos de melhoria para tornar as formações ainda mais práticas e objetivas, possibilitando mais autonomia na aplicação do conteúdo e a melhor qualificação dos alunos. Em 2023, o SIRi continuou impactando a cidade de Santa Luzia do Itanhy formando mais jovens e promovendo capacitações para outras tecnologias sociais, além de lançar o aplicativo Mesh English, um livro de contos em parceria com Romanceiros do Itanhy e outros materiais pedagógicos.