top of page
Romanceiros do itanhy.png

Romanceiros do Itanhy é uma Tecnologia Social com o objetivo de fomentar a criatividade e despertar o interesse pela literatura em crianças e adolescentes, por meio de contação de histórias e oficinas temáticas para a escrita criativa.

Status atual

Em 2023, a Tecnologia Social promoveu oficinas semanais nos povoados da Pedra Furada e Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, juntamente com atividades mensais nas escolas dessas localidades, abrangendo as quatro fases do desenvolvimento infantil. O projeto colaborou com o SIRi, resultando na publicação do livro "SIRi's Short Stories". Além disso, em parceria com o Oficina de Negócios, realizou uma formação voltada para a criação de narrativas relacionadas a ideias de negócios.

Histórico

A fase inaugural do Romanceiros do Itanhy teve início em 2017, concentrando-se em trabalhar com adolescentes do município de Santa Luzia do Itanhy. 

Através de um processo de seleção, 20 adolescentes interessados por literatura receberam mentoria e, ao longo do tempo, foram desenvolvendo uma compreensão e apreciação mais profunda da escrita, indo além do aprendizado ortográfico e semântico, dando maior foco aos processos afetivos e estruturais que envolvem a construção de uma narrativa.

Em 2019, esse esforço culminou em um evento de lançamento e autógrafos da primeira produção literária de sete alunos da Tecnologia Social, reunindo a comunidade, familiares e amigos para celebrar esse momento. Após uma pausa nas atividades devido às restrições impostas pela Covid-19, o Romanceiros do Itanhy retornou em 2021 com uma nova abordagem: estimular a criatividade e o interesse literário desde a primeira infância, considerando-os como ferramentas fundamentais para promover o pleno desenvolvimento das crianças. Nessa segunda fase, a Tecnologia Social iniciou seu trabalho com crianças de até seis anos na escola infantil Sítio do Pica Pau Amarelo, em Santa Luzia do Itanhy. Esse trabalho continuou em 2022, beneficiando 20 crianças e resultando na produção colaborativa de uma coletânea de 20 livros. No processo de criação, as crianças contaram com o apoio de dois adolescentes que participaram da primeira fase da Tecnologia Social e com adolescentes da Tecnologia Social Arte Naturalista, que auxiliaram na construção das histórias e das ilustrações, respectivamente. Os livros foram lançados em uma tarde de autógrafos na comunidade e apresentados em uma exposição no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, Sergipe. Ainda em 2022, o Romanceiros do Itanhy deu um passo adiante com a elaboração da primeira versão de sua Cartilha de Contação de Histórias, visando promover a escalabilidade da metodologia.

CRIA.png

Resultados 

ROMANCEIROS.png

3.000
pessoas beneficiadas indiretamente através da distribuição de livros

28
livros publicados

2
povoados atendidos

Recursos Materiais

Galeria

Interação 
com outros 
projetos

On.png
Luca .png
Arte naturalista.png
Cria.png
Synapse EI.png
Siri.png
bottom of page