

Tecnologia Social que integra formação em empreendedorismo, educação financeira e inteligência emocional para jovens e adultos, na perspectiva de que possam empreender individualmente ou criando empresas em suas próprias comunidades.
Status atual
Oficina de Negócios (ON) serve de alicerce para várias outras TS’s, e tem como objetivo colaborar com o potencial empreendedor do indivíduo e fornecer todas as ferramentas técnicas necessárias para a consolidação de uma ideia de negócio. No último ano tivemos a participação de 93 alunos, proporcionamos a abertura de 3 CNPJs, e temos 6 ideias de negócios em fase de incubação/teste, além de 15 ideias de negócios com potencial de crescimento.




















Histórico
A ON começou a ser desenvolvida em 2021 a partir da sistematização dos aprendizados adquiridos nos dois anos anteriores com a aplicação da metodologia empreendedora do programa “Pense Grande”, da Fundação Telefônica Vivo, e dos jogos de educação financeira “Bons Negócios” e “Piquenique”, do Bank of America.
Ao final de 2021 a ON já havia construído a primeira edição da cartilha de reaplicação, dois jogos pedagógicos de educação financeira (“Quiz da Feira” e “Troca de Gastos”) e formado 6 reaplicadores da metodologia. Em 2022, a Oficina de Negócios consolidou a sua metodologia e iniciou turmas de reaplicação em outros três povoados de Santa Luzia do Itanhy, incorporando a experiência na segunda edição da cartilha de reaplicação e desenvolvendo um novo jogo pedagógico, o "Game On". Ainda em 2022, a Oficina de Negócios se envolveu em um novo desafio: integrar a sua metodologia com a do CLOC, visando a formação de uma nova Tecnologia Social, chamado Ed-mundo. Este foi o primeiro passo para expandir as fronteiras destas Tecnologias Sociais para além de Sergipe, desenvolvendo oficinas integradas de programação, robótica e empreendedorismo em Fortaleza (CE) e Juazeiro (BA). Em 2023, deu-se início à Fase 2 da Oficina de Negócios, focada no acompanhamento personalizado de indivíduos com ideias de negócio consolidadas. O programa abordou temas essenciais como precificação, estratégias de vendas, organização empresarial, criação de catálogos e abertura de CNPJ. A iniciativa foi amplamente reconhecida pela comunidade como uma referência em empreendedorismo, resultando em uma crescente procura por parte dos beneficiados. Durante as formações, foram abertos três CNPJs e desenvolvidas quinze ideias com grande potencial de crescimento. Em 2024, o Oficina de Negócios (ON) foi reaplicado para 93 novos alunos, testou e validou uma metodologia que tem como objetivo a incubação de negócios, desenvolveu, de forma colaborativa, material pedagógico voltado para a educação empreendedora, com ênfase em Educação Financeira e Inteligência Emocional, utilizando a gamificação como ferramenta didática. Nesse contexto, foram criados quatro novos jogos, destacando-se "Caminhos do Quilombo", um projeto colaborativo que envolveu reaplicadores do ON e dois professores da rede municipal de Santa Luzia do Itanhy/SE. Essa iniciativa também promoveu construções coletivas junto a educadores da rede municipal, abordando a disciplina "Projeto de Vida", contribuindo assim para a formação integral e o desenvolvimento de habilidades essenciais nos jovens da comunidade Por fim, foi colocada em prática uma incubação que visa o acompanhamento contínuo dos negócios até que estejam prontos para o mercado.

Galeria
Interação
com outros
projetos















_page-0001.jpg)

























