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Tecnologia social voltada de segurança alimentar nas escolas, empregando ciência de dados e promovendo o protagonismo e a integração entre as merendeiras das escolas e os agricultores familiares da região para proporcionar uma alimentação saudável e nutritiva para todas as crianças e adolescentes. 

Status atual

Para otimizar a gestão da alimentação escolar, estamos trabalhando na implementação de novas funcionalidades no sistema TAG, integrando-o ao nosso aplicativo NHAM.  Essa integração trará mais agilidade e precisão nas informações.  

Paralelamente. o NHAM vai colocar energia na criação de um livro de receitas especialmente desenvolvido para a alimentação escolar. O objetivo é oferecer opções saborosas, nutritivas e que incentivem hábitos alimentares saudáveis desde a infância, O material será um guia prático e inspirador, utilizando métodos de preparo otimizados e ingredientes que já fazem parte do cardápio escolar. 

Histórico

O desenvolvimento do NHAM teve início em 2021 como uma demanda natural da TS Hb, de diagnóstico e combate à anemia ferropriva nas escolas, cuja principal causa reside na alimentação não saudável.

O NHAM integra as Tecnologias Sociais TAG e Hb. O Hb coleta dados sobre peso, altura e taxa de hemoglobina no sangue, o que permite avaliar desnutrição ou obesidade e se o aluno está com quadro de anemia ferropriva. Ou seja, o Hb orienta necessidades de uma alimentação especial para grupos de alunos, que passam a ser monitorados. No caso do TAG temos o controle de estoque, o controle da frequência dos alunos na escola e a elaboração dos cardápios, sob a supervisão da nutricionista do município. Estas informações, por sua vez, auxiliam na integração entre demanda das escolas e oferta da agricultura familiar, possibilitando orientar o planejamento do plantio e da comercialização da produção dos agricultores familiares, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em 2022, o NHAM focou em capacitar as merendeiras como educadoras em Segurança Alimentar e Nutrição, através de ciclos de formação e materiais de apoio. Elas também avaliaram a aceitação da merenda escolar pelos alunos, utilizando os dados para aprimorar os cardápios. Em 2023, as merendeiras continuaram a desempenhar um papel ativo, ministrando aulas, criando recursos pedagógicos e realizando oficinas para a construção de hortas. Um destaque foi o desenvolvimento de um software para gestão de cardápios e controle de estoque, além da implementação do sistema Córtex para otimizar a distribuição da merenda escolar. Essas iniciativas impactaram diretamente 90 crianças e indiretamente 801, além de contribuírem para a elaboração do Material de Apoio e Pedagógico (MAP). Em 2024, a NHAM promoveu diversas iniciativas voltadas para a Educação Alimentar e Nutricional, destacando-se a realização de um curso ministrado pelas merendeiras. Além disso, foi desenvolvido um livro sensorial infantil sobre Segurança Alimentar e Nutrição e construídas hortas escolares nas instituições selecionadas de Santa Luzia do Itanhy. O ano também foi marcado pela implementação de novas funcionalidades e melhorias no sistema TAG, bem como aprimoramentos no aplicativo do agricultor familiar. Para fortalecer ainda mais a capacitação das merendeiras, foram realizados cursos focados em alimentos de base agroecológica, consolidando o compromisso com a promoção da saúde e educação nutricional na comunidade, além da ampliação do protagonismo das merendeiras e agricultores envolvidos na construção da tecnologia social.

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Resultados 

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30
Merendeiras participantes 

5.240
Beneficiários indiretos 

2.860
Alunos beneficiados

12
Escolas impactadas

Resultados 

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Prêmio Social Innovation Pitch

Galeria

Interação 
com outros 
projetos

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