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Tecnologia social voltada de segurança alimentar nas escolas, empregando ciência de dados e promovendo o protagonismo e a integração entre as merendeiras das escolas e os agricultores familiares da região para proporcionar uma alimentação saudável e nutritiva para todas as crianças e adolescentes. 

Status atual

A parte tecnológica do NHAM, no caso o aplicativo NHAM e a integração com o sistema TAG, já está pronta e o desafio atual é colocar na prática todos os recursos computacionais disponíveis para as escolas, para a gestão municipal e para os agricultores, sendo que prevemos a necessidade de muitos ajustes, em termos de usabilidade, levando em conta as prováveis dificuldades de manipulação com tecnologias digitais do público alvo do projeto. Paralelamente, o NHAM vai colocar energia na aplicação dos recursos pedagógicos de Educação Alimentar e Nutricional, construindo em parceria com as merendeiras, que atuarão como instrutoras nas escolas e nas comunidades, porque é fundamental também influenciarmos as mudanças dos hábitos alimentares das famílias.

Histórico

O desenvolvimento do NHAM teve início em 2021 como uma demanda natural da TS Hb, de diagnóstico e combate à anemia ferropriva nas escolas, cuja principal causa reside na alimentação não saudável.

O NHAM integra as Tecnologias Sociais TAG e Hb. O Hb coleta dados sobre peso, altura e taxa de hemoglobina no sangue, o que permite avaliar desnutrição ou obesidade e se o aluno está com quadro de anemia ferropriva. Ou seja, o Hb orienta necessidades de uma alimentação especial para grupos de alunos, que passam a ser monitorados. No caso do TAG temos o controle de estoque, o controle da frequência dos alunos na escola e a elaboração dos cardápios, sob a supervisão da nutricionista do município. Estas informações, por sua vez, auxiliam na integração entre demanda das escolas e oferta da agricultura familiar, possibilitando orientar o planejamento do plantio e da comercialização da produção dos agricultores familiares, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em 2022, o NHAM buscou fortalecer o papel das merendeiras como agentes educadoras em Segurança Alimentar e Nutrição, por meio de ciclos de formação e desenvolvimento de materiais de apoio sobre o tema. No mesmo ano, as merendeiras aplicaram um formulário para diagnosticar o grau de aceitabilidade da merenda escolar pelos alunos, servindo de base para a elaboração dos cardápios escolares. Por fim, uma nova funcionalidade de gestão da frequência escolar dos alunos foi desenvolvida para apoiar as merendeiras na elaboração das refeições. Em 2023, o NHAM prosseguiu com testes de aceitabilidade em quatro escolas de Santa Luzia do Itanhy. Além disso, em parceria com a equipe o TAG, foi testado o equipamento córtex, desenvolvido pela equipe para empregar biometria para controlar a frequência dos alunos na escola e o cardápio dos alunos, visando evitar o desperdício da merenda. No decorrer desse ano, contamos com a colaboração de 13 merendeiras, resultando em benefícios diretos para 90 crianças, 55 professores e 101 famílias, além de impactar indiretamente cerca de 800 crianças.

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Resultados 

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30
merendeiras participantes 

3.418
beneficiários indiretos 

1.860
alunos beneficiados

17
escolas impactadas

Galeria

Interação 
com outros 
projetos

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