​Versão da abordagem pedagógica STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Maths) que integra empreendedorismo e ética, especialmente desenhada para a realidade de escolas públicas municipais e visando contribuir para um ensino integral de qualidade.
Status atual
Com base nas experiências iniciais de 2023, a construção do MACETE entra num novo ciclo em 2024, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia do Itanhy e com a UNESCO, atuando com o corpo docente de duas escolas municipais, como experiência piloto, e integrando adolescentes e jovens das Tecnologias Sociais em educação empreendedora como coautores da solução.
A proposta para 2024 prevê o engajamento dos alunos em estratégias multidisciplinares para desenvolverem solução para desafios das próprias comunidades, incluindo a apresentação de pitch no meio e no final do ano letivo.
Histórico
Em 2023, o MACETE adotou uma estratégia de pilulas de atividades com os alunos, visando entender a melhor forma de construir atividades multidisciplinares que fizessem sentido para os alunos. Desta forma, inicialmente foram realizados alguns encontros de sensibilização com o corpo docente da escola para apresentação do projeto, e definição do tema que seria trabalhado até o fim do ano letivo.
Com o tema definido iniciou-se um processo de construção de planos de aula com os reaplicadores das TS's envolvidas no projeto (Arte Naturalista, PLOC, LuCA, CLOC, Romanceiros do Itanhy, Oficina de Negócios, LiLo, Cultura em Foco e SIRi). Foram construÃdos 3 planos de aulas com os seguintes objetivos: desenvolvimento da consciência de comunitária e da famÃlia, estÃmulo ao protagonismo e interação com território e desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas.