
.png)
Versão da abordagem pedagógica STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Maths) que integra empreendedorismo e ética, especialmente desenhada para a realidade de escolas públicas municipais e visando contribuir para um ensino integral de qualidade.
Status atual
Em 2025, o MACETE atuou com 14 professores de duas escolas em tempo integral da rede municipal de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe, por meio da criação de planos de aula, acompanhamento pedagógico e apoio de reaplicadores na aplicação de atividades. Ao longo do ano, 81 alunos foram contemplados com atividades do projeto em dois povoados, Bom Viver e Pedra Furada. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, construiu-se uma Ementa para os Componentes Curriculares Diversificados, promovendo o alinhamento da tecnologia social com a BNCC e outros documentos institucionais, estruturando caminhos para reaplicação em outras localidades. Além disso, desenvolveu-se um curso formativo do MACETE inspirado na metodologia Synapse, garantindo que os conteúdos implementados no projeto sejam alcançados pelos docentes do ensino em tempo integral.






















Histórico
Desde 2023, o MACETE vem sendo construído de forma colaborativa em Santa Luzia do Itanhy (SE), em parceria com escolas, professores, estudantes e a comunidade local, sob coordenação do The Human Project (THP).
O MACETE adotou uma estratégia de aplicação de pequenas “pílulas de atividades” com os alunos, para compreender como construir propostas multidisciplinares que fizessem sentido para eles. Foram realizados encontros de sensibilização com o corpo docente da escola, apresentando o projeto e definindo, coletivamente, o tema que seria trabalhado até o fim do ano letivo. A partir desse tema, iniciou-se a construção de planos de aula junto aos reaplicadores das Tecnologias Sociais envolvidas: Arte Naturalista, PLOC, LuCA, CLOC, Romanceiros do Itanhy, Oficina de Negócios, LiLo, Cultura em Foco e SIRi. Foram elaborados três planos de aula com os seguintes objetivos principais: · Desenvolver a consciência comunitária e o vínculo com a família; · Estimular o protagonismo dos estudantes e a interação com o território; · Promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas. Em 2024, teve início, em parceria com a comunidade de Santa Luzia do Itanhy, o desenvolvimento da tecnologia social MACETE (Matemática, Arte, Ciência, Ética, Tecnologia e Empreendedorismo), com foco na construção participativa e na compreensão aprofundada do contexto de atuação. Nesse momento, o formato ainda estava baseado na lógica de um reaplicador por área, e a equipe do projeto era responsável pela aplicação direta de todas as atividades com os estudantes. 2025 Em 2025, o MACETE passou por uma mudança de estratégia: o foco das ações foi direcionado para o papel do/a professor/a, que passou a ser o responsável pela condução dos planos de aula, a partir dos alinhamentos feitos nas reuniões de planejamento. Esse movimento permitiu ampliar o número de aulas com a metodologia MACETE, conectando as intervenções diretamente aos conteúdos trabalhados em sala de aula pelos docentes. Para apoiar esse processo, foram desenvolvidos materiais pedagógicos específicos, como: · Caixa MACETE; · Banco de Palavras Ilustrado e Bilíngue; · Roleta da Acolhida. Também foi fortalecido o acompanhamento contínuo aos professores e o apoio na realização das atividades. No segundo semestre de 2025, com base nos resultados observados, iniciou-se a estruturação do processo de reaplicação da tecnologia social MACETE, por meio de: · Construção do Guia para Reaplicação; · Mapeamento de processos; · Elaboração e implementação de um curso na metodologia MACETE. Essas iniciativas consolidam uma base sólida de conhecimentos e instrumentos de apoio, garantindo que o MACETE possa ser reaplicado em novos contextos, mantendo sua essência participativa e territorial.

Resultados

128
Beneficiados indiretamente
17
Professores colaborando com a metodologia
116
alunos beneficiados
5
Livros publicados
158
Atividades aplicadas
1
Livro publicado
2
Povoados
Galeria
Série dos professores
Série MACETE “A arte de inovar o cotidiano” • Alex Sousa


Série MACETE “A arte de inovar o cotidiano” • Alex Sousa

Série MACETE “A arte de inovar o cotidiano” • Sionara Santos Alecrim

Série MACETE “A arte de inovar o cotidiano” • Manuela Caetano

Série MACETE “A arte de inovar o cotidiano” • Luana Caetano
Interação
com outros
projetos




































