top of page
Macete.png

Versão da abordagem pedagógica STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Maths) que integra empreendedorismo e ética, especialmente desenhada para a realidade de escolas públicas municipais e visando contribuir para um ensino integral de qualidade. 

Status atual

Com base nas experiências iniciais de 2023, a construção do MACETE entra num novo ciclo em 2024, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia do Itanhy e com a UNESCO, atuando com o corpo docente de duas escolas municipais, como experiência piloto, e integrando adolescentes e jovens das Tecnologias Sociais em educação empreendedora como coautores da solução. 

 

A proposta para 2024 prevê o engajamento dos alunos em estratégias multidisciplinares para desenvolverem solução para desafios das próprias comunidades, incluindo a apresentação de pitch no meio e no final do ano letivo. 

Histórico

Em 2023, o MACETE adotou uma estratégia de pilulas de atividades com os alunos, visando entender a melhor forma de construir atividades multidisciplinares que fizessem sentido para os alunos. Desta forma, inicialmente foram realizados alguns encontros de sensibilização com o corpo docente da escola para apresentação do projeto, e definição do tema que seria trabalhado até o fim do ano letivo.  

Com o tema definido iniciou-se um processo de construção de planos de aula com os reaplicadores das TS's envolvidas no projeto (Arte Naturalista, PLOC, LuCA, CLOC, Romanceiros do Itanhy, Oficina de Negócios, LiLo, Cultura em Foco e SIRi). Foram construídos 3 planos de aulas com os seguintes objetivos: desenvolvimento da consciência de comunitária e da família, estímulo ao protagonismo e interação com território e desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas.

Interação 
com outros 
projetos

NHAM.png
Hb.png
Arte naturalista.png
Synapse.png
On.png
Luca .png
Siri.png
Ploc.png
aviste.png
Tag.png
Cloc.png
bottom of page