top of page
20230919_135355229_iOS.jpg
Luca .png

O LuCA (Luz, Câmera, Ação) é uma Tecnologia Social voltada à formação de adolescentes e jovens em linguagem audiovisual.

Status atual

Atualmente o LuCA tem concentrado seus esforços na qualificação de adolescentes talentosos em técnicas relacionadas à Animação e Motion Graphics e na formação de novos reaplicadores para a sinergia com outros projetos como o PLOC e o Arte Naturalista. Em 2023, realizamos nove oficinas técnicas, quatro turmas de reaplicação, produziu cinco curtas-metragens e organizou uma exposição fotográfica.

Além dessas iniciativas, o projeto também foi responsável pela criação de um podcast e do cineclube comunitário "Cineminha do Itanhy". Esses esforços conjuntos resultaram na formação de 80 jovens ao longo do período.

Histórico

O desenvolvimento do LuCA teve início em 2017, a partir da sistematização da experiência adquirida com o projeto Arte com Ciência, realizado entre 2010 e 2014, cuja proposta era capacitar alunos do ensino médio na produção de objetos educacionais audiovisuais, com oficinas de criação e edição de vídeos, fotos, podcasts e textos. A ideia era que estes objetos educacionais pudessem ser compartilhados, sob licença Creative Commons, com alunos e professores de outras escolas beneficiadas, através da plataforma digital Guigoh, também desenvolvida ao longo do Arte com Ciência. A partir desta experiência prévia, ao longo dos dois primeiros anos, os alunos do LuCA produziram 5 curtas-metragens e preparamos os primeiros reaplicadores, para começarem o processo de escala.

Em 2019, iniciou-se a reaplicação da metodologia, através da atuação dos alunos mais avançados como instrutores em oficinas introdutórias de cinema, fotografia e vídeo, abordando ainda noções de roteiro e produção audiovisual. Neste mesmo ano, os alunos mais avançados formaram um núcleo de trabalho, em parceria com os participantes da Tecnologia Social LiLo, e juntos criaram e produziram 13 episódios da série “1 Pé de Banana Nanica”. A partir desta experiência, os alunos puderam vivenciar todos os processos de criação de uma obra audiovisual, desde roteirização e dramaturgia, até cenografia, iluminação, figurino e produção. Em 2020, devido às restrições da pandemia, não foram abertas novas turmas. Entretanto, um grupo de alunos aproveitou a oportunidade e abriu a primeira startup de audiovisual em Santa Luzia do Itanhy, no caso a produtora Vixe Filmes, a qual realizou importantes produções ao longo do ano. O ano de 2021 foi marcado por reaplicações em novos povoados e pela produção de uma série de videoaulas sobre audiovisual para apoiar a reaplicação. Além disso, a Tecnologia Social contou com a participação do diretor de fotografia Anderson Craveiro na produção de um curta-metragem, com roteiro produzido pelos próprios alunos. Ainda neste ano, foi aberta uma turma introdutória sobre Motion Graphics e Animação 3D, a fim de trabalhar o movimento junto ao design gráfico por meio da animação, mesclando conceitos de design e cinema. Em 2022, o LuCA aprofundou o seu trabalho com a linguagem do Motion Graphics, através da oferta de uma nova turma com foco em roteiro e história da animação, e de três oficinas técnicas com foco na introdução da linguagem de animação gráfica para os alunos avançados, tendo como resultado a produção de um curta-metragem. Além disso, foi realizada uma formação adicional sobre linguagem fotográfica, ministrada pelo reaplicador da comunidade Vitor Cruz, trazendo como resultado 30 fotografias artísticas de alta qualidade.

LUCA.png

Resultados 

LUCA.png

339
participantes 

610  
beneficiários indiretos

15 
Reaplicadores formados

Reconhecimento

premio.png

Prêmio The Lift-Off Season (Categoria Desenho de Som) e indicação para o Festival de Cinema de Caruaru, com o curta “O Repto”.

Negócios gerados

Vixe.png

Criação da startup de produção audiovisual VIXE Filmes, por alunos das primeiras turmas do LuCA.

Galeria

Interação 
com outros 
projetos

Arte naturalista.png
Romanceiros do itanhy.png
On.png
Jiro.png
Ploc.png
bottom of page