top of page
Crasto 3.jpg
Jiro.png

O JIRO é uma tecnologia social na área de turismo de experiência que valoriza as potencialidades locais, identificando e apoiando ideias de negócios com potencial de se tornarem micro empreendimentos turísticos, tudo isso mediado por uma plataforma digital

Status atual

O JIRO continua apoiando e aperfeiçoando as iniciativas de negócios, trilhas e roteiros turísticos em seis municípios de Sergipe, que foram mapeadas e selecionadas nos anos anteriores. Em paralelo, estamos concluindo o aplicativo JIRO, o que deve entrar em breve em fase de testes pela equipe do projeto e microempreendedores JIRO, com foco nas funcionalidades de cadastro dos participantes, geolocalização, reservas e pagamentos. A expectativa de lançamento do app JIRO é junho de 2024.

Histórico

Em 2021, o JIRO iniciou suas atividades sensibilizando e abrangendo microempreendedores de 4 municípios do estado de Sergipe: Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Estância e Barra dos Coqueiros. Utilizando uma metodologia que valorizava as características dos beneficiários e identidade local, 24 pequenos negócios selecionados participaram de capacitações nas áreas de empreendedorismo, educação financeira, audiovisual e inglês básico, em sinergia com outras Tecnologias Sociais já desenvolvidas pelo The Human Project. O objetivo foi agregar valor às experiências turísticas já́ existentes e desenvolver novas possibilidades, através de registros audiovisuais de qualidade, de roteirização e storytelling dos produtos e serviços ofertados, do atendimento capacitado para recepcionar clientes estrangeiros, e de noções de gestão do negócio.              

Este trabalho teve continuidade e, no final de 2022, o projeto lançou a primeira versão do site,realizado em parceria com os alunos do CLOC, para divulgar as experiências turísticas mapeadas e integradas à rede do JIRO. Em 2023, o JIRO ampliou a fronteira de atuação abrangendo os municípios de Itaporanga d’Ajuda e São Cristóvão, e disponibilizando 3 roteiros turísticos estruturados, além de uma diversidade de pequenos negócios integrados à sua rede, englobando artistas plásticos, artesãos, casa de farinha, agricultura, culinária, trilhas, pousadas, dentre outros. Para divulgação das atividades e atrativos mapeados, o projeto investiu na divulgação através da plataforma Instagram. Ainda como meta do projeto foi iniciado o desenvolvimento da primeira versão do aplicativo para comercialização dos produtos e serviços turísticos JIRO, contemplando funcionalidades como cadastro da experiencia turística, informações sobre localização, valores e disponibilidade para reserva.

CRIA.png

Resultados 

JIRO.png

124
beneficiários indiretos 

5
reaplicadores formados

Galeria

Interação 
com outros 
projetos

Arte naturalista.png
On.png
Siri.png
Luca .png
bottom of page