top of page
Crasto 3.jpg
Jiro.png

O JIRO é uma tecnologia social na área de turismo de experiência que valoriza as potencialidades locais, identificando e apoiando ideias de negócios com potencial de se tornarem micro empreendimentos turísticos, tudo isso mediado por uma plataforma digital

Status atual

Em 2025, o projeto implementou o lançamento do aplicativo JIRO, destinado à comercialização de produtos e serviços turísticos. A plataforma digital integra funcionalidades essenciais, incluindo o cadastro detalhado de experiências turísticas, informações georreferenciadas de localização, especificação de valores das tarifas e indicação de disponibilidade para efetivação de reservas. 

Histórico

Em 2021, o JIRO iniciou suas atividades sensibilizando e abrangendo microempreendedores de 4 municípios do estado de Sergipe: Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Estância e Barra dos Coqueiros. Utilizando uma metodologia que valorizava as características dos beneficiários e identidade local, 24 pequenos negócios selecionados participaram de capacitações nas áreas de empreendedorismo, educação financeira, audiovisual e inglês básico, em sinergia com outras Tecnologias Sociais já desenvolvidas pelo The Human Project. O objetivo foi agregar valor às experiências turísticas já́ existentes e desenvolver novas possibilidades, através de registros audiovisuais de qualidade, de roteirização e storytelling dos produtos e serviços ofertados, do atendimento capacitado para recepcionar clientes estrangeiros, e de noções de gestão do negócio.              

Este trabalho teve continuidade e, no final de 2022, o projeto lançou a primeira versão do site,realizado em parceria com os alunos do CLOC, para divulgar as experiências turísticas mapeadas e integradas à rede do JIRO. Em 2023, o JIRO ampliou a fronteira de atuação abrangendo os municípios de Itaporanga d’Ajuda e São Cristóvão, e disponibilizando 3 roteiros turísticos estruturados, além de uma diversidade de pequenos negócios integrados à sua rede, englobando artistas plásticos, artesãos, casa de farinha, agricultura, culinária, trilhas, pousadas, dentre outros. Para divulgação das atividades e atrativos mapeados, o projeto investiu na divulgação através da plataforma Instagram. Além disso, a versão beta do App foi disponibilizada para testes, e o modelo de negócio JIRO começou a ser estruturado em parceria com a Bemtevi. Em 2024, o aplicativo recebeu a adesão de novos participantes elevando o total para 36 atrativos.

CRIA.png

Resultados 

Jiro 2024 Dados.png

166
Beneficiários indiretos 

5
Reaplicadores formados

6
Municípios

Galeria

Interação 
com outros 
projetos

Arte naturalista.png
On.png
Siri.png
Luca .png
bottom of page