
Hb é uma Tecnologia Social dedicada ao diagnóstico e combate à anemia ferropriva nas escolas.
Status atual
Com a retomada da campanha de triagem de hemoglobina (Hb) nas instituições de ensino de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe, em 2024, estabeleceu-se como objetivo primordial para 2025 a continuidade do desenvolvimento do dispositivo Hb, concebido especificamente para otimizar a identificação da anemia ferropriva.










Histórico
O Hb é uma Tecnologia Social da área de saúde básica para o diagnóstico e tratamento da anemia ferropriva nas escolas, buscando contribuir para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes. Considerada a maior doença nutricional do mundo pela Organização Mundial da Saúde, ela afeta um quarto da população e traz consequências relacionadas ao baixo desempenho motor e mental. É baseada no emprego de um mecanismo portátil, simples e de baixo custo para medição da taxa de hemoglobina no sangue e numa metodologia de sensibilização para detecção, tratamento e adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
Desde o início das atividades, as taxas de anemia ferropriva foram reduzidas de 32% para 5,8% entre os alunos das escolas de Santa Luzia do Itanhy/SE. A partir de 2015, ganhou escalabilidade e passou a ser reaplicada em outras localidades, como por exemplo, Boquim/SE e Borba/AM. A taxas nessas localidades foram reduzidas de 25% para 4,8% e de 59% para 3,9%, respectivamente. Com este resultado, o Hb ganhou o prêmio Fundação Banco de Brasil de Tecnologias Sociais em 2013, e em 2017 a experiência no povoado de Axinim, no município de Borba/AM, se tornou vencedora do Edital “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, na categoria Premiação Webdocs Conasems. Em 2023, o foco foi validar um modelo matemático e um aplicativo em desenvolvimento com a Universidade Federal de Juiz de Fora. Foram selecionadas 5 escolas em diferentes distritos para coletar 383 amostras de sangue, resultando em 55 crianças diagnosticadas com anemia ferropriva, das quais 33 iniciaram tratamento. Além disso, foi concluída a impressão da revista "Guerra nas artérias: o Ataque dos Vermes" e criada a "Oficina HB", em parceria com o NHAM e a equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde, visando conscientizar a comunidade de forma lúdica. Em 2024, foi implementada a taxa de ferritina no sistema de gestão TAG, com geração automática de medidas para casos de alerta. Houve a construção participativa de estratégias para conscientizar e mudar hábitos alimentares e de higiene em crianças de 2 a 8 anos, seguindo as melhores políticas do Ministério da Saúde. Um protocolo de ação foi criado para a comunidade dos planos pilotos, visando o tratamento da anemia ferropriva em crianças diagnosticadas, com resultados significativos no controle da prevalência da anemia entre alunos das escolas participantes
Em 2023, o Hb abrangeu em suas testagens 383 participantes em 5 escolas

Resultados

3.882
Participantes
6.988
beneficiados indiretos
3
municípios
+80%
de redução nas taxas de anemia ferropriva
Recursos Materiais
Reconhecimento

Primeiro lugar no Prêmio Fundação Banco do Brasil em Tecnologia Social (2013)
Experiência em Axinim (AM) foi vencedora do Edital “Mostra Brasil, Aqui tem Sus”, na categoria Premiação Webdocs Conasems (2017)

Galeria
Interação
com outros
projetos





