top of page
Cloc

O CLOC (Criatividade, Lógica, Oportunidade e Crescimento) é uma Tecnologia Social voltada à formação de adolescentes e jovens em programação e robótica, buscando preparar terreno para uma futura inserção profissional destes alunos no mercado de TI

Status atual

 No último ano, o CLOC beneficiou mais de 1.600 jovens oferecendo aulas de programação e robótica em Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe, e através do projeto Ed-mundo  (Educação Para o Mundo) que integra o ensino de programação e empreendedorismo, no Ceará, Minas Gerais e Bahia, impactou 427 jovens. 

 

Os participantes adquiriram conhecimentos e ferramentas básicas para visualizar perspectivas de atuação profissional na área de Tecnologia da Informação, potencializando a geração de trabalho e renda para a comunidade. 

Histórico

O CLOC teve início em 2013, começando com um processo de seleção dos alunos com melhor raciocínio lógico, dentre as escolas da rede pública de Santa Luzia do Itanhy. Para o grupo dos 20 melhores alunos foram oferecidas, inicialmente, aulas de raciocínio lógico e Scratch. 

Entre 2014 e 2016, os alunos que mais se destacaram passaram por formação de programação e tecnologias mais avançadas (HTML5, JavaScript, CSS, Banco de Dados e PHP), e desenvolveram colaborativamente uma Cartilha de Reaplicação, para que estes mesmos alunos, pudessem disseminar o conhecimento nas suas comunidades de origem. Dentre os alunos da primeira turma, 4 foram selecionados para atuarem como instrutores de Programação Básica nas escolas de suas respectivas comunidades. No final de 2018 o grupo principal do CLOC estabeleceu duas parcerias importantes. A primeira foi com a Microsoft, que capacitou 13 jovens e adolescentes do grupo para atuarem como instrutores de Informática Básica para atender uma demanda real existente no município, e a segunda foi com a empresa Bravi, de Santa Catarina, para a qual os jovens prestarem serviços no início de 2019. A partir dessa demanda, o grupo iniciou o processo de constituição da CITI² (Centro Integrado de Tecnologia da Informação do Itanhy), primeira startup de TI em Santa Luzia do Itanhy/SE, com foco no ensino de programação e robótica para adolescentes de comunidades pequenas e distantes dos grandes centros. No ano de 2023, o CLOC formou mais de 137 alunos em Santa Luzia do Itanhy, Sergipe. Desse total, 63 concluíram a formação básica, 26 atingiram o nível intermediário, 19 alcançaram o nível avançado, 20 finalizaram a turma de Jogos Digitais e 9 alunos em Robótica Bilíngue. Além disso, o projeto impactou 252 alunos através da ‘Hora do Código’, plataforma que proporciona o primeiro contato com a programação, em 7 localidades de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe. Paralelamente o CLOC também integrou o ensino de programação e de empreendedorismo, dentro do projeto Ed-mundo, expandindo as atividades para outra comunidade em Fortaleza, Ceará, em parceria com o Instituto Pensando Bem. A metodologia do CLOC é aprimorada anualmente para se adaptar às mudanças no setor de tecnologia. Em 2024, a abordagem da TS foi sistematizada e atualizada, resultando em uma nova cartilha de reaplicação. Novos alunos foram capacitados na turma básica, enquanto uma turma de elite recebeu formação para reaplicar o CLOC em 2024. No total, foram oferecidas mais de 320 horas de formação nos níveis básico e avançado em três localidades da região de Santa Luzia do Itanhy. Além disso, três workshops foram realizados ao longo do ano, abordando temas atuais como Inteligência Artificial, Programação em inglês e Integração Contínua com o GitHub, com o objetivo de fortalecer e dar continuidade à TS, focando na formação de programadores cada vez mais qualificados e atualizados.

CLOC.png

Resultados 

Resultados dos participantes entre 2015-2024

2.889
Beneficiados indiretamente

7
Reaplicadores formados

Recursos Materiais

Cartilha CLOC jogos digitais

Cartilha CLOC- Jogos digitais 

Reconhecimento

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais de 2019.

Finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais de 2019. 

Prêmio especial “Destaque da Área de TI do Estado de Sergipe”, no 12º e-CIO.

Prêmio especial “Destaque da Área de TI do Estado de Sergipe”, no 12º e-CIO. 

Negócios gerados

Criação da startup de ensino de programação e robótica CITI², por alunos das primeiras turmas do CLOC. 

Logo citti

Galeria

Interação 
com outros 
projetos

NHAM
Jiro
Synapse
Vetores
On- Oficinas de negócios
Tag
bottom of page