top of page
Cloc.png

O CLOC (Criatividade, Lógica, Oportunidade e Crescimento) é uma Tecnologia Social voltada à formação de adolescentes e jovens em programação e robótica, buscando preparar terreno para uma futura inserção profissional destes alunos no mercado de TI

Status atual

No ano de 2023, o CLOC formou mais de 137 alunos em Santa Luzia do Itanhy, Sergipe. Desse total, 63 concluíram a formação básica, 26 atingiram o nível intermediário, 19 alcançaram o nível avançado, 20 finalizaram a turma de Jogos Digitais e 9 alunos em Robótica Bilíngue. Além disso, o projeto impactou 252 alunos através da ‘Hora do Código’, plataforma que proporciona o primeiro contato com a programação, em 7 localidades de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe. 

 

Paralelamente o CLOC também integrou o ensino de programação e de empreendedorismo, dentro do projeto Ed-Mundo, que ganhou expansão em 2023 para outra comunidade em Fortaleza, Ceará, em parceria com o Instituto Pensando Bem.

Histórico

O CLOC teve início em 2013, começando com um processo de seleção dos alunos com melhor raciocínio lógico, dentre as escolas da rede pública de Santa Luzia do Itanhy. Para o grupo dos 20 melhores alunos foram oferecidas, inicialmente, aulas de raciocínio lógico e Scratch. 

Entre 2014 e 2016, os alunos que mais se destacaram passaram por formação de programação e tecnologias mais avançadas (HTML5, JavaScript, CSS, Banco de Dados e PHP), e desenvolveram colaborativamente uma Cartilha de Reaplicação, para que estes mesmos alunos, pudessem disseminar o conhecimento nas suas comunidades de origem. Dentre os alunos da primeira turma, 4 foram selecionados para atuarem como instrutores de Programação Básica nas escolas de suas respectivas comunidades. No final de 2018 o grupo principal do CLOC estabeleceu duas parcerias importantes. A primeira foi com a Microsoft, que capacitou 13 jovens e adolescentes do grupo para atuarem como instrutores de Informática Básica para atender uma demanda real existente no município, e a segunda foi com a empresa Bravi, de Santa Catarina, para a qual os jovens prestarem serviços no início de 2019. A partir dessa demanda, o grupo iniciou o processo de constituição da CITI² (Centro Integrado de Tecnologia da Informação do Itanhy), primeira startup de TI em Santa Luzia do Itanhy/SE, com foco no ensino de programação e robótica para adolescentes de comunidades pequenas e distantes dos grandes centros.

CLOC.png

Resultados 

CLOC.png

1.511 
participantes

2.720
beneficiados indiretamente

7
reaplicadores formados

Recursos Materiais

Cartilha cloc jogos digitais.jpg

Cartilha CLOC- Jogos digitais 

Reconhecimento

PREMIO.png

Finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais de 2019. 

images.png

Prêmio especial “Destaque da Área de TI do Estado de Sergipe”, no 12º e-CIO. 

Negócios gerados

Criação da startup de ensino de programação e robótica CITI², por alunos das primeiras turmas do CLOC. 

Galeria

Interação 
com outros 
projetos

NHAM.png
Jiro.png
Synapse.png
Vetores.png
On- Oficinas de negócios
Tag
bottom of page