

O Arte Naturalista é uma Tecnologia Social que busca identificar e desenvolver talentos locais em técnicas de ilustração, como aquarela, pontilhismo, grafite e pastel, inserindo o ensino de artes visuais nas escolas e fomentando negócios sustentáveis na área.
Status atual
Em 2025, o Arte Naturalista atuará em Laranjeiras, Sergipe, e terá como objetivo central o aprimoramento de sua Cartilha de Reaplicação, um documento técnico-pedagógico fundamental para a disseminação de sua metodologia. Paralelamente, será concebida uma exposição para celebrar a produção artística e o desenvolvimento criativo dos estudantes da rede pública municipal envolvidos no projeto. Este evento não apenas validará o percurso formativo dos jovens, mas também servirá como um catalisador para a apreciação pública do impacto do Arte Naturalista na comunidade.










Histórico
O Arte Naturalista é uma Tecnologia Social da área de educação empreendedora que busca inserir o ensino de artes visuais nas escolas, fomentando negócios sustentáveis na área. Seu objetivo é identificar e desenvolver talentos locais em técnicas de ilustração, como grafite, pastel, pontilhismo e aquarela, sendo inspirados pelo ecossistema local de Santa Luzia do Itanhy. Desse modo, os alunos aprendem a ilustrar a fauna e a flora da região, despertando a importância da preservação do meio ambiente, fortalecendo a identidade da comunidade, valorizando a riqueza natural, o modo de vida e os saberes locais. À medida que os alunos desenvolvem suas habilidades artísticas, passam a integrar um núcleo de ilustradores responsável por reaplicar a metodologia do Arte Naturalista, ensinando as técnicas em escolas de suas comunidades.
Desde sua fundação em 2014, o Arte Naturalista impactou positivamente mais de 2000 alunos. Em 2016, deu origem à primeira startup de design e moda de Santa Luzia do Itanhy, a Casa do Cacete (CDC). Em 2019, o designer Daniel Moraes conduziu uma residência artística inovadora com os alunos do Arte Naturalista, resultando na criação de três murais, servindo de inspiração para a coleção "Muralista" da Casa do Cacete. Em 2021, foi realizada a oficina "Seres Imaginários" com Ronaldo Fraga e Miro Dantas, integrando arte e tecnologia através do ensino de pintura digital, inspirados em ilustrações botânicas. Nos anos de 2022 e 2023, o Arte Naturalista continuou com oficinas de técnicas tradicionais e digitais, criando estampas para CDC e para ladrilhos hidráulicos. Além disso, iniciou a reaplicação de sua metodologia em 4 povoados de Santa Luzia do Itanhy, revisando e aprimorando a cartilha de reaplicação da Tecnologia Social. Neste período foram realizadas oficinas de estampas, visando aprofundar os conhecimentos nas técnicas de estamparia e na produção de padrões mais complexos. Também em 2023 o Arte Naturalista começou a ser reaplicado no Ceará, para 40 jovens residentes na região de Umari. Em 2024, o projeto Arte Naturalista foi reaplicado em três municípios brasileiros: Santa Luzia do Itanhy e Laranjeiras, em Sergipe e Umari, no Ceará. Essa iniciativa beneficiou 135 alunos da rede municipal de ensino dessas localidades. Além da reaplicação do projeto, foram produzidas quatro estampas, sendo duas em Laranjeiras e duas em Umari. Para celebrar o trabalho desenvolvido pelos alunos, também foram realizadas duas exposições, uma em cada cidade, destacando a criatividade e o talento dos estudantes de Laranjeiras e Umari.

Resultados

3.922
Beneficiados indiretamente
10
Reaplicadores formados
5
Pessoas beneficiadas através da criação de 3 negócios Indiretos
Reconhecimento

Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2016
Certificado Fundação Banco do Brasil Tecnologia Social 2021

Galeria
Interação
com outros
projetos




